Marketing Digital – O que é Afinal?

Marketing Digital – O que é Afinal?
Rate this post

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital - O que é

O marketing digital é um termo guarda-chuva usado para referenciar todos os seus esforços de marketing on-line. As empresas aproveitam os canais digitais, como o buscador do Google, mídias sociais, e-mail marketing, publicidade em redes de anúncios, e seus sites para se conectar com seus clientes atuais e potenciais.

A realidade é que as pessoas passam duas vezes mais tempo online do que costumavam fazer há 12 anos. E com isso a maneira como as pessoas compram realmente mudou, o que significa que o marketing off-line já não é mais tão eficaz quanto costumava ser.

O marketing sempre foi sobre a conexão com o seu público no lugar certo e no momento certo. Hoje, isso significa que você precisa encontrá-los onde eles já estão gastando tempo: na internet, e mais ainda, não só nos computadores pessoais, mas as pessoas hoje em dia passam mais tempo na internet usando seus Smartphones.

Marketing Digital – em outras palavras, qualquer forma de marketing que existe online.

Aqui no Blend Digital vamos falar muito sobre marketing digital, principalmente como forma de empreendedorismo, pois hoje centenas de pessoas já conseguem viver exclusivamente de negócios online. Existem ferramentas/serviços/redes sociais que podem ser usadas de uma maneira realmente eficaz para atrair, converter, fechar e encantar os clientes on-line. Mas ainda existem muitas perguntas de pessoas em todo o mundo sobre marketing digital.

Alguns profissionais experientes do mercado dizem que o marketing de tradicional e o marketing digital são praticamente a mesma coisa, afinal Marketing é Marketing.

Isso realmente é verdade, mas há algumas particularidades que vamos procurar falar um pouco mais aqui. Então, o que é exatamente o marketing digital?

Do seu próprio site aos seus ativos de marca on-line – publicidade digital, marketing por e-mail, conteúdos em pdf, entre outros, há um gama enorme de táticas e ativos que se enquadram no âmbito do marketing digital. E os melhores empreendedores digitais têm uma imagem clara de como cada recurso ou estratégia pode ser utilizado para atingir seus objetivos.

Aqui está um resumo rápido de alguns das principais estratégias mais utilizadas:

Ativos

➡ Seu site e as postagens (conteúdo) que você publicou nele. (isso requer tempo ou investimento para elaborar e publicar conteúdo relevante para seu público)

➡ Suas Páginas das Redes Sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, Google Meu Negócio, Linkedin, etc.), e o conteúdo postado em cada uma delas.

➡ Seus canais no Youtube, Vimeo

➡ Recursos de marca (logotipos, fontes, etc.)

Distribuição de Conteúdo Gratuito

➡ E-books e Infográficos

➡ Vídeos de conteúdo relevante

➡ Webinars online

Estratégias

Estratégias Marketing Digital

Search Engine Optimization (SEO)

O processo de otimização do seu site para conseguir um bom “ranqueamento” nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, principalmente o Google que é o mais utilizado, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (ou gratuito) que o seu site recebe.

Marketing de Conteúdo

Criação e promoção de ativos de conteúdo com o objetivo de gerar conhecimento de marca, crescimento de tráfego, geração de leads ou clientes.

Marketing nas Mídias Sociais

A prática de promover sua marca e seu conteúdo nos canais das principais mídias sociais para aumentar a conscientização da marca, impulsionar o tráfego e gerar leads para sua empresa.

Pay-Per-Click (PPC)

Um método para direcionar o tráfego para o seu site pagando a um editor (proprietário de um site) ou a uma rede de anúncios, para exibir os seus anúncios, e sempre que seu anúncio for clicado é cobrado um valor. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google AdWords.

Marketing afiliados

Um tipo de publicidade baseada em desempenho onde você recebe uma comissão sobre cada venda dos produtos ou serviços de outra pessoa ou empresa que você promover no seu site, nas redes sociais ou com trafego pago.

Native Ads (Publicidade Nativa)

A publicidade nativa refere-se a propagandas que são principalmente precedidas por conteúdo e apresentadas em uma plataforma ao lado de outros conteúdos não pagos. As publicações patrocinadas pela BuzzFeed são um bom exemplo, mas muitas pessoas também consideram a propaganda de mídia social como “nativa” – por exemplo, publicidade do Facebook e publicidade no Instagram.

Automação de Marketing

Marketing Automation refere-se aos softwares que existem com o objetivo de automatizar ações de marketing. Muitos departamentos de marketing precisam automatizar tarefas repetitivas, como envio de sequencia de e-mails, programação de publicações nas mídias sociais e outras ações do site.

E-mail Marketing

As empresas ou empreendedores individuais usam o e-mail marketing como uma forma de se comunicar com o seu público. O envio de sequencias de e-mails é frequentemente usado para promover conteúdo, enviar descontos e promoção de eventos.

O marketing digital funciona para todos os negócios? B2B e B2C?

O marketing digital pode funcionar para qualquer empresa em qualquer setor. Independentemente do que você com empreendedor individual ou a sua empresa vende, o marketing digital ainda envolve a construção de personas/avatares dos possíveis compradores para identificar as necessidades do seu público e criar conteúdo online valioso. No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas devem implementar uma Estratégia de Marketing Digital da mesma maneira.

Para B2B

Se a sua empresa for B2B, seus esforços de marketing digital provavelmente serão centrados em torno da geração de leads online, com o objetivo final de conseguir com que o seu futuro cliente fale com um dos seus vendedores. Por esse motivo, o papel da sua estratégia de marketing é atrair e converter os leads de melhor qualidade para seus vendedores através do seu site.

Além de seu site, você provavelmente poderá escolherá concentrar seus esforços em outros canais digitais onde o seu grupo demográfico alvo, pode estar gastando seu tempo online.

Para B2C

Se a sua empresa for B2C, dependendo do preço de seus produtos, é provável que o objetivo de seus esforços de marketing digital seja atrair pessoas para o seu site e torná-los clientes sem precisar falar com um vendedor.

Por essa razão, provavelmente você provavelmente se concentrará em “leads” em seu sentido tradicional, e é mais provável que se concentre na construção de uma viagem de comprador acelerado, desde o momento em que alguém entra no seu site, até o momento em que eles fazem uma compra. Isso muitas vezes significa que você precisara focar esforços em preparar seu conteúdo mais alto no funil de marketing do que poderia ser para um negócio B2B e você precisará usar chamadas de ação direta (CTA’s) mais fortes.

Para empresas B2C, as mídias sociais como Facebook, Youtube, Instagram e Pinterest podem ser muito mais valiosas do que as plataformas focadas em negócios como o LinkedIn.

Quais são os principais benefícios do Marketing Digital?

Marketing Digital

Ao contrário da maioria dos esforços de marketing off-line, o marketing digital permite que os empresários e empreendedores vejam e monitorem os resultados de forma mais precisa e em tempo real. Se você já colocou um anúncio em um jornal, você saberá o quanto é difícil estimar quantas pessoas realmente viraram seu anúncio e se prestaram atenção nele. Não existe uma maneira segura de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing.

Aqui estão alguns exemplos:

Tráfego do site

Com o marketing digital, você pode ver o número exato de pessoas que visualizaram a página inicial do seu site em tempo real usando softwares de análise e monitoramento de métricas, uma das que é mais utilizada para esta finalidade é o Google Analytics que inclusive é gratuita, basta você criar uma conta no Google, cadastrar seu site, obter um pequeno trecho de código e inserir em seu site. Você também pode ver quantas páginas eles visitaram, o dispositivo que eles estavam usando e de onde eles vieram, entre outros dados de análise digital.

Esta inteligência ajuda você a priorizar quais canais de marketing seu público passa mais ou menos tempo, com base no número de pessoas que esses canais estão dirigindo para o seu site. Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego vier a partir da pesquisa orgânica, você sabe que você provavelmente precisará gastar algum tempo no SEO para aumentar essa porcentagem.

Com o marketing off-line, é muito difícil dizer como as pessoas estão interagindo com sua marca antes de ter uma interação com um vendedor ou fazer uma compra. Com o marketing digital, você pode identificar tendências e padrões no comportamento das pessoas antes de chegarem ao estágio final na jornada do comprador, o que significa que você pode tomar decisões mais direcionadas sobre como atraí-las para o seu site logo no topo do funil de marketing.

Desempenho de conteúdo e geração de leads

Imagine que você criou um folheto de um produto e enviou pelo correio para sua lista de clientes ou prospectos – esse folheto é uma forma de conteúdo, embora desconectada. O problema é que você não tem ideia de quantas pessoas abriram e leram esse conteúdo ou quantas pessoas jogaram diretamente no lixo.

Agora imagine que você tenha esse folheto em seu site. Você pode medir exatamente quantas pessoas viram a página onde está hospedado, quanto tempo elas passaram consumindo esse conteúdo, onde mais clicaram, que parte do conteúdo ele ficaram mais tempo acessando. Além disso, você pode coletar os dados de contato das pessoas que quiserem baixar outros conteúdos exclusivos que você disponibilizar em seu site (e-books em PDF, acesso a vídeos, etc.). Com isso você não só você consegue medir quantas pessoas estão envolvidas com seu conteúdo, mas também está gerando leads qualificados, e até mesmo a pessoas que não demostraram interesse ou não interagiram com seu conteúdo você pode marca-las (marcação de cookies no navegador de internet do usuário) que permitirão utilizar estratégias de remarketing no futuro.

Que tipo de conteúdo devo criar?

O tipo de conteúdo que você deve criar depende das necessidades do seu público em diferentes estágios na jornada do comprador. Você deve começar criando personagens do comprador (personas ou avatares) para identificar quais são os objetivos, as dores, desejos e desafios do seu público em relação ao seu negócio. Em um nível básico, seu conteúdo online deve visar ajudá-los a atingir esses objetivos e superar seus desafios.

Quanto tempo demora para os resultados aparecerem?

Com o marketing digital, você perceberá que pode sentir que é capaz de ver os resultados muito mais rápido do que você poderia com o marketing off-line. Isso devido ao fato de ser muito mais fácil de medir o ROI.  No entanto, os resultados vão depender diretamente da sua produtividade, do quanto você consegue escalar e da eficácia da sua estratégia de marketing digital.

Se você investir tempo identificando o perfil das possíveis personas compradoras, suas necessidades, suas dores, seus desejos, e você se concentrar na criação de conteúdo online de qualidade para atraí-las e convertê-las, então é provável que você veja resultados interessantes logo nos primeiros seis meses.

Se a publicidade paga faz parte da sua estratégia digital, os resultados são ainda mais rápidos – mas é recomendável concentrar-se na construção do seu alcance orgânico usando conteúdo, SEO e redes sociais para um sucesso sustentável a longo prazo.

Preciso de um grande orçamento para o marketing digital?

Como com qualquer coisa, isso depende realmente de quais elementos do marketing digital você está procurando adicionar à sua estratégia.

Presumindo que você já tem um site, se você está se concentrando em técnicas de SEO para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca, mídias sociais e criação de conteúdo, então a boa notícia é que você não precisa de muito orçamento. Com essa estratégia, o foco principal é criar conteúdo de alta qualidade que seu público quer consumir, e a menos que você planeje terceirizar o trabalho, o único investimento que você precisa é o seu próprio tempo.

Com estratégias de compra de publicidade, há sem dúvida alguma despesa. O que custa é o tipo de visibilidade que você deseja receber como resultado da publicidade.

Por exemplo, para implementar campanhas de PPC usando o Google AdWords, você disputará com outras empresas do seu setor para que seus anúncios apareçam em primeiro lugar no Google para palavras-chave associadas ao seu negócio. Esse processo é feito através de leilão de palavras chave e dependendo da competitividade de cada palavra-chave, isso pode ser razoavelmente acessível, ou extremamente caro, e é por isso que é uma boa ideia concentrar a construção de seu alcance orgânico também.

Onde entra o Marketing para dispositivos móveis na Equação?

Marketing Digital para Mobile

Outro componente-chave do marketing digital é o marketing para dispositivos móveis. De fato, o uso dos smartphones e tablets como um todo representa cerca de 60% do tempo gasto consumindo mídia digital, enquanto o consumo de mídia digital baseado em desktop representa os 40% restantes. Isso significa que é essencial otimizar seus anúncios digitais, páginas da web, imagens de redes sociais e outros recursos digitais para dispositivos móveis. Se a sua empresa tiver um aplicativo móvel que permita aos usuários se envolverem com sua marca ou comprar seus produtos, seu aplicativo também se enquadra no guarda-chuva do marketing digital.

Os usuários que tiverem contato com sua empresa e com os conteúdos que você disponibiliza de forma online usando dispositivos móveis, precisam ter a mesma experiência positiva do que teriam usando um notebook ou desktop. Isso significa implementar um design de site amigável, para tornar a navegação fácil de usar para quem estiver acessando por dispositivos móveis. Isso também pode significar reduzir o tamanho de seus formulários de geração de leads para criar uma experiência sem complicações para pessoas que baixem seu conteúdo on-line. Quanto às suas imagens de redes sociais, é importante ter sempre um usuário móvel em mente ao criá-las à medida que as dimensões da imagem são menores nos dispositivos móveis, o que significa que o texto pode ser cortado.

Há muitas maneiras de otimizar seus recursos de marketing digital para usuários de dispositivos móveis, e ao implementar qualquer estratégia de marketing digital é extremamente importante considerar como a experiência se traduzirá nesses dispositivos. Ao garantir que isso seja sempre uma prioridade, você estará criando experiências digitais que funcionam para o seu público e, consequentemente, alcançará os resultados que você espera.

Post Comment