Uma Estratégia de Marketing Digital Poderosa

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5 passos para uma estratégia de marketing digital poderosa para sua empresa.

estratégia de marketing digital

De acordo com um estudo sobre “Gerenciamento de Marketing Digital” publicado pela Smart Insights, 46% das marcas não possuem uma estratégia definida de marketing digital, enquanto 16% possuem uma estratégia, mas ainda não a integraram à sua atividade de marketing. E aqui vai uma pergunta importante: se você não tem um plano ou estratégia definida, como você pode desejar crescer e inovar, obter resultados significativos e ainda aprender com os erros do passado?

É hora de parar de entrar em pânico só de pensar no próximo ano ou no próximo mês e começar a elaborar um plano que possa te dar a força e consistência suficiente para uma grande arrancada nos seus negócios. Escolhemos as 5 etapas mais importantes que você, o tomador de decisão, deve tomar para garantir que seus esforços de marketing digital criem um impacto real na sua empresa e nos seus negócios.

 

1-Saiba o que deseja (defina o objetivo)

Defina sua missão:

Defina primeiro a missão / objetivo de sua empresa – sua estratégia de marketing digital deve se encaixar na missão que você definir para sua empresa.

Responda esta pergunta: qual é o objetivo primordial que você quer que seus esforços de marketing digital consigam. Por exemplo, se você deseja posicionar sua empresa como o maior fornecedor on-line de peças para caminhões na América, esta é a sua missão.

Defina e monitore seus KPIs:

Seja específico com seus KPIs, identificando os números que você deseja e será responsável por atingir.

Seja realista com seus KPIs, analisando seus esforços anteriores de marketing digital em primeiro lugar – isso assegurará que você defina indicadores que apontem para um aumento real sobre seus resultados atuais, ajudando você a evitar expectativas irreais e inatingíveis.

Identifique um método para ajudá-lo a medir cada um dos seus KPIs – por exemplo, você usará o Google Analytics para medir suas conversões, suas análises de redes sociais individuais para acompanhar o engajamento ou uma ferramenta como o BuzzSumo para avaliar o sucesso do seu marketing de conteúdo?

Antes de começar a planejar seus KPIs, descubra quais métricas são mais importantes para o seu CEO.

2-Analise seu passado (e aprenda com seus erros)

Você não precisa (e não deve) entrar em uma fase de planejamento no escuro. Analisar o sucesso e as falhas da sua estratégia de marketing digital pode ajudar a concentrar-se na definição dos melhores KPIs para sua empresa. Você, portanto, pode querer completar o passo um e dois juntos.

Escolha um período de tempo que você gostaria de analisar (o melhor é definir este período de tempo como o mesmo período de tempo que você planeja para sua nova estratégia de marketing) – por exemplo, decidir se você vai analisar o ano anterior, trimestre ou mês.

Como analisar:

Determine o período de tempo que você deseja analisar e configure seu calendário do Google Analytics para corresponder a este período de tempo.

Experimente os Relatórios de Benchmarking do Google em sua conta do Google Analytics para comparar seu progresso com seus concorrentes.

Não se esqueça de analisar a estratégia de marketing de seus concorrentes também – crie uma planilha de análise de suas atividades on-line (você pode usar o SEMrush para identificar a estratégia de SEO de um competidor, ou seja, quais palavras-chave estão gerando o maior volume de tráfego orgânico para seu site. Também pode ser usado para comparar o tráfego orgânico e pago de diferentes sites, então, novamente, bastante útil para ver o quanto eles estão sendo agressivos com seus gastos pagos.)

Faça esta análise em intervalos regulares: há algo mais que eu preciso analisar que eu não pensei antes? Devo testar todas as vezes em que postar um novo conteúdo? Devo avaliar os tipos de imagens que uso?

3-Lembre-se com quem você está falando (e fala sua língua)

Não deixe o planejamento distanciar você das pessoas que está tentando alcançar. Você já sabe quem é sua audiência (pelo menos, esperamos que você saiba, senão pare tudo agora mesmo e faça essa lição de casa), mas às vezes eles são a primeira coisa que um empresário ou empreendedor digital pode deixar de lado quando está com a mente fixada na definição dos KPI’s, do custo do produto, do orçamento ou da análise de canais vendas.

Você não vai cometer esse erro – não desta vez. Em vez disso, você colocará sua audiência no centro da sua estratégia de marketing digital, atenderá às suas necessidades emocionais e satisfará seus desejos mais profundos. Como? Através da criação de pessoas bem desenvolvidas e bem pensadas, é claro.

Desenvolvimento das personas / avatares:

Comece com o básico e anote todas as informações demográficas que você conhece sobre o seu consumidor como idade, gênero e localização.

Em seguida, cave um pouco mais fundo e identifique os problemas que você pode ajudar a resolver da sua pessoa alvo.

Aproxime-se de seus desejos emocionais, objetivos, aspirações e medos e documente todos os fatores que podem fazer com que você desperte a atenção deles (pense em seus desejos conscientes e inconscientes).

Você pode mergulhar profundamente nos “Relatórios de público da sua conta do Google Analytics para identificar características-chave da sua pessoa-alvo, como idade, sexo, carreira, etc.

Ao criar seus personagens, este é o momento perfeito para identificar as pessoas ou personalidades que serão referência para eles – estes serão os influenciadores que sua estratégia de marketing deve considerar.

4-Identifique seus Recursos (E fique de olho no seu orçamento)

Três coisas são importantes para identificar seus recursos: estes são o seu orçamento, seus canais digitais e sua equipe (ou pessoas). É importante fazer um balanço de todos os seus recursos antes de decidir sobre o que você pode precisar para o próximo período.

Por exemplo, agora é o momento perfeito para criar uma auditoria de seus canais digitais existentes e decidir se você vai terceirizar seções específicas do seu marketing digital e se você precisa definir o orçamento para um novo contrato ou dois.

Defina seu orçamento global de marketing digital.

Olhe os dados históricos do que funcionou antes (por exemplo, alguns canais específicos trouxeram leads de qualidade a baixo custo?)

Decida se você usará promoção paga (por exemplo, Adwords ou anúncios pagos em mídias sociais).

Alocar uma porção específica do orçamento para cada canal digital que você deseja usar para promoção paga (aprofundar seu Analytics para ajudá-lo a avaliar os canais digitais mais rentáveis ​​com maior alcance e conversões e o menor custo por clique).

Se um determinado elemento de sua estratégia de promoção paga não está trazendo os resultados desejados, revisá-lo e investir o orçamento ajustado no canal que lhe oferece os melhores resultados.

Sua Equipe:

Olhe para o seu time atual e avalie sua produtividade e o que você é capaz de alcançar com ele (seja realista aqui e assegure-se de que ninguém estará sobrecarregado demais, nem ocioso).

Identifique se você precisa contratar mais pessoas e se você tem os meios para fazê-lo.

Decida se toda a sua atividade de marketing digital ocorrerá dentro de casa ou se você precisará terceirizar alguns elementos para uma agência externa.

Peça a cada um dos membros da sua equipe que analise suas atividades de marketing digital e sugira algumas ideias para sua futura estratégia de marketing (quanto mais autonomia seu funcionário tiver em seu papel, mais eles estarão comprometidos como seu novo plano).

Seus canais:

Reveja seus canais atuais de marketing digital e decida quais os canais devem ser mantidos e se você deseja investir em novos (isso depende de onde seus clientes estão e do tempo disponível).

Certifique-se de ter pelo menos um KPI ligado a cada um dos seus canais digitais.

5-Faça o Plano (e não fique com ele)

Crie um plano e não fique com ele? Mas, mas, o que você quer dizer? Antes que o pânico tome conta de você, deixe-me explicar … seu plano nunca será perfeito desde o início. Nem todas as suposições que você faz serão corretas.

E, embora você tenha tomado todos os cuidados para elaborar um plano cuidadosamente construído com base em um conjunto de suposições e análises perspicazes, você ainda não consegue prever exatamente como seus clientes se comportarão. Portanto, é essencial medir e monitorar continuamente o desempenho de sua estratégia de marketing digital e para mudar os elementos quando necessário.

Crie seu calendário de marketing digital:

Tente criar sua linha de tempo usando os Calendários do Google – dessa forma você pode compartilhá-lo com os membros da sua equipe e permitir-lhes editá-lo quando necessário.

Destaque as principais campanhas que você criará e promoverá ao longo do ano e alocará um cronograma para cada um.

Documente os canais digitais necessários para garantir o sucesso de cada campanha.

Revise sua estratégia de marketing e identifique as mudanças necessárias:

Crie um plano de medição e monitoramento (isso deve levar em consideração seus KPIs).

Verifique o sucesso dos elementos individuais da sua estratégia de marketing digital em intervalos contínuos.

Se algo não estiver funcionando (ou seja, você não está conseguindo os KPIs que você definiu), isolar os diferentes elementos e tentar identificar o que não está funcionando (por exemplo, o motivo pode o conteúdo que você está postando ou os tópicos que está usando para seus anúncios).

Revise sua análise anterior, pessoas e alocação de orçamento e tente algo novo.

Esse processo é continuo, no início até atingir os primeiros resultados, e depois para melhorar e melhorar sempre, em Marketing Digital sempre a algo que pode ser melhorado, um pequeno acréscimo de 0,01% em um de suas taxas de conversão, pode significar um resultado de centenas, milhares ou até milhões de reais.